terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pesquisa sugere que os Vikings podem ter sido mais sociais que selvagens



Acadêmicos da Universidade de Coventry revelaram complexas redes sociais na era das sagas islandesas, o que contesta o estereótipo dos "vikings" como meros selvagens violentos.

Pádraig Mac Carron e Ralph Kenna, do Centro de Pesquisas em Matemática Aplicada da Universidade de Coventry, realizaram uma análise detalhada das relações descritas em antigos manuscritos islandeses, para lançar uma nova luz sobre as sociedade escandinavas.

Em um estudo publicado no European Physical Journal, Mac Carron e Kenna se perguntam se fragmentos de realidade poderiam estar ocultos nas páginas dos documentos nos quais as sagas islandesas foram preservadas.

Eles aplicaram às sagas métodos de física estatística para redes sociais - em que nódulos (pontos de conexão) representam indivíduos e linhas de conexão representam interações entre eles - para se aprofundar nas relações entre personagens e sociedades nelas representadas.

Os acadêmicos utilizaram as Sagas dos Islandeses - um corpo único de literatura medieval datada do período da ocupação da Islândia, a cerca de mil anos atrás - como base da investigação.

Apesar de a historicidade destes contos ser constantemente questionada, alguns acreditam que eles podem conter versões ficcionalizadas e distorcidas de sociedades reais, e a pesquisa de Mac Carron e Kenna apóia esta hipótese.

Eles mapearam as interações entre mais de 1.500 personagens que aparecem em 18 sagas, incluindo cinco épicos particularmente famosos. Suas análises mostram, por exemplo, que apesar de um "conto de fora-da-lei" possuir propriedades similares a outros épicos heroicos europeus, e de as "sagas familiares" da literatura islandesa serem bastante distintas, as redes das sagas de um modo geral são consistentes com redes reais.

Além disso, apesar de ser fato conhecido que J.R.R. Tolkien foi fortemente influenciado pela literatura nórdica, as sagas vikings possuem uma estrutura de rede social diferente d'O Senhor dos Anéis e outras obras de ficção.

Nas palavras do professor Ralph Kenna:

"Esta investigação quantitativa é bastante distinta das abordagens tradicionais quando se trata de estudos comparativos de textos antigos, que costumam focar em aspectos qualitativos. Ao invés de indivíduos e eventos, a nova abordagem olha para interações e revela novas percepções - de que as Sagas Islandesas possuem propriedades similares às de redes sociais do mundo real.

"Em um nível mais amplo, a nova abordagem mostra que mesmo após dois séculos de examinação erudita, essas sagas oferecem novos conhecimentos se novas técnicas forem aplicadas e novas questões levantadas. Esta pesquisa demonstra a importância da interdisciplinaridade entre ciências exatas e humanas, e o que ela pode atingir."


Fonte em inglês.

0 comentários:

Postar um comentário