sábado, 7 de setembro de 2013

Por Dentro da Mente Medieval - BBC

Na maioria dos casos, os documentários televisivos sobre a Idade Média (e sobre História, de modo geral) são no mínimo dispensáveis. Resumindo-se a apresentar uma linearidade de "fatos" e acontecimentos (muitas vezes grosseiramente errados), evocam uma forma de se fazer historiografia muito antiga, lá do século XIX, e reafirmam mitos e sensos comuns há muito já derrubados pelos pesquisadores.

Alguns documentários, entretanto se destacam. Alguns propõem verdadeiras reflexões sobre temas específicos - ainda rasas se comparadas a bons trabalhos acadêmicos, é verdade, porém muito mais atraentes e acessíveis. Estes são os que valem à pena recomendar.

É o caso deste documentário em quatro partes, produzido pela BBC e pelo historiador Robert Bartlett em 2008. Cada episódio  de 60 minutos procura analisar as mentalidades medievais a partir de um tema: Conhecimento, Sexo, Crença e Poder.

Assista abaixo aos episódios legendados:

*          *          *

I - Conhecimento

No primeiro episódio, Bartlett explora a forma através da qual o homem medieval compreendia o mundo - um lugar misterioso, até mesmo encantado, onde ver homens verdes, com cabeça de cães e seres estranhos era algo comum. O próprio mundo era um livro escrito por Deus. Mas à medida que a Idade Média chegava a seu fim, ele se tornou um lugar para ser dominado e explorado.


II - Sexo

Bartlett revela provas extraordinárias da complexa paixão do homem medieval. A Igreja pregava o ódio por tudo que era carnal, promovia o culto à virgindade e condenava a mulher como a pecaminosa herdeira de Eva. Contudo, esse foi o período em que surgiu a ideia de romântico, ou do amor cortês.



III - Crença

Nesse episódio, o sobrenatural está sob os holofotes. Os mortos medievais dividem o mundo com os vivos: o culto dos santos, encontros com os mortos e visões do próximo mundo foram vistos comi uma prova de tráfego em dois sentidos entre este mundo e o além. Nossos antepassados medievais acreditavam que dividíamos o mundo com os mortos e que anjos e demônios lutavam pelo controle das almas humanas. À medida que o poder da Igreja sobre nossas crenças aumentou, homens e mulheres foram levados a tribunais eclesiásticos e muitos foram mortos em nome de Deus.


IV - Poder

Bartlett expõe a estrutura brutal do sistema de classes medieval, onde a desigualdade fazia parte da ordem natural, a vida dos servos era pouco melhor que a de um animal e o código da cavalaria era mais de solidariedade de casta do que moral. A classe em que você nascia determinava quem você era. Mas uma revolução social iria transformar as relações entre aqueles com poder absoluto e aqueles sem nenhum.



0 comentários:

Postar um comentário